Plantio de soja no Brasil atingiu 12% da área prevista para a safra 2017/2018 até Quinta Feira (16/10), apontou levantamento semanal da consultoria AgRural divulgado nesta segunda-feira (16/10). O desempenho representou um avanço de 7 pontos porcentuais ante a semana anterior e veio em linha com a média dos últimos cinco anos de 11%, porém, permaneceu abaixo dos 18% registrados na temporada passada.
Irregularidades no nível de chuvas fizeram com que os trabalhos de semeadura diminuíssem o ritmo ou fossem totalmente interrompidos em algumas regiões, principalmente, do Centro-Oeste. Este fator limitou o avanço no porcentual médio de plantio no País e a previsão para as próximas semanas ainda é de ausência de maiores volumes pluviométricos.
Entre os principais Estados produtores, o que tem maior proporção da área já plantada é o Paraná, com 30% concluídos. Em Mato Grosso, 18% da área está semeada e nos vizinhos Mato Grosso do Sul e Goiás, o plantio chegou a 14% e 3%, respectivamente, ambos atrasados, porém, acima da média de cinco anos.
“A lentidão dos trabalhos não significa necessariamente que a soja perderá área ou potencial produtivo, mas ela preocupa os produtores que plantam milho em janeiro”, alerta a consultoria.
A AgRural estima a área plantada com a oleaginosa em 34,6 milhões de hectares, aumento anual de 2%. A produção potencial, calculada com base em linha de tendência de produtividade, é de 109,9 milhões de toneladas, redução de 4% em comparação com o ciclo anterior.
Fonte: Globo Rural