Arte Urbana na Capital

Coletivo de ‘arte urbana’ reúne modelos e fotógrafos ocupando espaços na capital

Primeiro ensaio fotográfico aconteceu na estação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (a CBTU), no centro de Maceió; a ideia é ocupar espaços urbanos, dando ‘vida artística’ à cidade
Fotos/ Divulgação.” title=”O coletivo Street Art reúne fotógrafos, modelos e comunicadores ocupando espaços urbanos da capital | Fotos/ Divulgação”>O coletivo Street Art reúne fotógrafos, modelos e comunicadores ocupando espaços urbanos da capital

Da redação do Alagoas BorealOcupar os espaços urbanos para criar arte e dar vida à cidade. Essa é a proposta do coletivo Sreet Art, grupo formado por jovens criativos e produtores culturais que, num primeiro projeto, realizaram editorial em torno de ideias de mobilidade, apontando para o transporte ferroviário como uma das garantias ao direito de ir e vir dos cidadãos. A ação foi realizada em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (a CBTU), que liberou as dependências da estação central no centro de Maceió para a produção do evento.

Para o Street Art, é preciso “reinventar as cidades a partir da utilização de espaços ociosos para produção de arte e criatividade, de maneira democrática, nos quais as pessoas possam ter fácil acesso e consumir bens culturais”. Danubia Barbosa, consultora de moda e uma das produtoras do coletivo, diz que “moda é arte”.

Modelo Arthur Marques ocupando o espaço da estação ferroviária no centro de Maceió
A modelo Lary Medeiros: intervenção urbana na CBTU

“Acreditamos que é algo que vai além do glamour das grandes grifes e dos desfiles badalados. Queremos debater moda a partir de seu uso criativo e artístico, e para isso trouxemos essa proposta que é mostrar a atitude das pessoas em figurinos de uso cotidiano, captando a poesia da cidade, que muitas vezes nos passa despercebida.”

O Street Art se descreve como “um movimento de arte urbana inserido em um contexto de atividades de contra hegemonia que busca, através da linguagem artística visual, estabelecer um diálogo entre moda e arte de rua”.

“Os cenários urbanos são o nosso suporte. Estamos tentando enxergar o cotidiano urbano e as pessoas dispersas na cidade como elementos que poderiam compor uma intervenção artística”, comenta Giovanna Rodrigues, uma das fotografas do grupo.

Compõem o coletivo Street Art as fotografas Giovanna Rodrigues e Emmile Ramos e os modelos Leo Lucena, Manaíra França, Lary Medeiros e Arthur Araújo, além dos produtores Danubia Barbosa e Josian Paulino.