Em Joaquim Gomes Juiz, promotor e prefeitura discutiram segurança no transporte escolar

Município garantiu que todos os ônibus de sua frota se adequarão aos critérios de segurança estabelecidos pelo Código Brasileiro de Trânsito, conforme acertado em audiência no fórum da cidade.

Nesta terça-feira (3), uma audiência foi realizada na comarca de Joaquim Gomes conduzida pelo juiz titular Eric Baracho, na presença do promotor de justiça Paulo Barbosa, representantes do município, como o engenheiro, Daniel e o procurador geral, Michel Galvão, além do Conselho Tutelar e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL). Durante a audiência que ficou agendada desde que o judiciário acompanhado do ministério público realizou visita in loco da realidade das estradas de acesso aos estudantes que precisam ser transportados para as escolas na cidade.

Na audiência o município de Joaquim Gomes se comprometeu a não mais utilizar veículos inadequados para o transporte de estudantes, o que para a procuradoria isso já não existia desde que foi recomendado pelo MP o governo tinha adotado essa medida. Também garantiu que todos os ônibus de sua frota se adequarão aos critérios de segurança estabelecidos pelo Código Brasileiro de Trânsito.

Ainda conforme a audiência, o poder público municipal irar apresentar, no prazo de quatro meses, o Certificado de Segurança Veicular (CSV) e o Certificado de Registro Veicular (CRV) dos ônibus e de quaisquer outros veículos utilizados pela Prefeitura para o transporte dos alunos. Também ficou acordado que o município incluirá no orçamento do exercício seguinte (2018) recursos para a construção de escolas nos locais de difícil acessibilidade. As unidades educacionais deverão estar prontas até o segundo semestre do ano que vem.

 

Com uma postura de sempre buscar aproximação com a população, o juiz titular da comarca de Joaquim Gomes, que conduziu a audiência reafirmou que, qualquer cidadão pode acompanhar a situação e as irregularidades podem ser denunciadas ao Ministério Público.

 

A audiência atende uma ação do ministério público, que teve liminar concedida pelo juiz, após ter denunciado que os alunos estavam sendo transportado em veículo inadequado, como “pau de arara”, com carroceria enferrujada, sem manutenção, capô amassado e até mesmo sem freios. O promotor Paulo Barbosa citou ainda na denúncia o acidente ocorrido com o caminhão, no dia 10 de julho deste ano, que teria deixado dois alunos feridos.

 

Para o município a audiência é algo positivo e que visa acabar de uma vez com um problema antigo oriundo de gestões anteriores que, graças ao trabalho do ministério público, o empenho da justiça e toda força de vontade do governo Adriano Barros, colocou um fim nesse meio de transporte irregular, o município reforça que todos os caminhões já foram substituídos por ônibus e que seguirá todo trâmite para que os estudantes tenham toda segurança no transporte escolar.

 

Fote: jgnoticias.com