Conforme já adiantamos, é praticamente certo que o Focus IV adotará como base uma evolução da atual plataforma C Global, também chamada de C2. Estima-se que o modelo terá entre-eixos de 2,70 m e que pese 50 kg a menos do que o carro atual. Em termos de aparência, projeções baseadas em flagras recentes antecipam linhas mais fluidas e elegantes, a exemplo das usadas pela nova geração do Fiesta. O portfólio será expandido com a chegada de novas versões e duas já foram confirmadas: a Vignale, com foco no luxo, e a Active, com pegada mais aventureira.
Um detalhe interessante é o fato de a própria Ford já estar ciente da queda nas vendas enfrentada pelo segmento. Tanto é que concentrará esforços no lançamento de versões mais caras (consideradas mais lucrativas), em detrimento de variantes de acesso – basicamente como fez com o novo Fiesta. Para se ter uma ideia, as vendas do Focus caíram 1,2% no primeiro semestre, para cerca de 119.052 exemplares. Atualmente, o modelo é o quarto colocado no categoria, atrás do Volkswagen Golf, Opel/Vauxhall Astra e Skoda Octavia. No geral, vale lembrar, esse nicho encolheu 1,9%, sendo engolido principalmente pelos SUVs.
Não por acaso, a marca confirmou nesta semana que reduzirá a produção de automóveis de passeio para concentrar atenções em SUVs e picapes.
Fonte: Automotive News