Nesta importante data, descubra os encantos da capital paulista através de um passeio virtual por seus pontos turísticos mais celebrados
Foi neste dia, no ano de 1554, que os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio, que viria a ser o local em que os indígenas seriam educados para se adaptarem ao estilo de vida e conduta dos jesuítas.
Já o nome da cidade é uma homenagem ao apóstolo Paulo, que segundo a tradição católica teria se convertido ao cristianismo no dia 25 de janeiro, mesma data em que foi celebrada a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas.
Em meados do século 20, São Paulo começou a se consolidar como potência nacional, graças ao boom financeiro e demográfico da região decorrente do cultivo do café, uma das principais molas propulsoras da economia na época.
Nesta quinta-feira (25), o aniversário de São Paulo será celebrado com um show multimídia no coração da cidade. A área externa do Estação Cultura, novo espaço expositivo da Secretaria da Cultura do Estado, recebe artistas para apresentações musicais que misturam o erudito, o contemporâneo e o experimental.
O Complexo Cultural Júlio Prestes, que abriga a Secretaria da Cultura do Estado e a Sala São Paulo, receberá projeções visuais que brincarão com a arquitetura do local, para contar a história da maior metrópole do Brasil.
Além disso, quem comparecer ao local poderá conhecer a exposição “Retratos da Cidadania” e ganhar um exemplar do Passaporte dos Museus, que dá direito a uma entrada gratuita em todos os museus da Secretaria da Cultura do Estado – veja mais detalhes aqui.
Caminhar por São Paulo e conhecer seus pontos turísticos são uma excelente maneira de aprender sobre a história dos paulistas e vivenciar parte da cultura e história locais. Uma visita à Estação Júlio Prestes, por exemplo, oferece uma aula de arquitetura neoclássica e evidencia a importância dos trilhos na construção do Estado.
A Estação foi um importante ponto de recepção e distribuição do café, mola propulsora para o desenvolvimento de São Paulo a partir do fim do século 19.
A influência religiosa e dos portugueses desde os tempos da Colônia pode ser percebida em diferentes pontos da capital paulista, como as igrejas icônicas e mosteiros, assim como nos movimentados Largo São Bento, Pateo do Colégio e Praça da Sé.
O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, possui um rico acervo que conta a história da formação do Estado e seus governadores, além de obras clássicas, inclusive do escultor Victor Brecheret, influente na capital.
Já um passeio na famosa e imponente Avenida Paulista apresenta toda a pluralidade de São Paulo, com pessoas de todos os cantos do país e do mundo e diferentes manifestações artísticas para todos os gostos.